domingo, 28 de novembro de 2010

Fehu: The Material Girl

- Aett de Freya:

Fehu.

“O Gado”

“Cause we are living in a material world and I am a material girl!”

Valor fonético: F

Princípios: Poder, Riqueza e Início.

Planetas associados: Vênus e Saturno.

Totem: Vaca/Boi

O significado clássico de Fehu é “Gado”, logo, a associamos com a riqueza, afinal, nas sociedades nórdicas a riqueza era representada pelo Gado, só depois sendo associada ao ouro, as moedas e ao dinheiro, tal como conhecemos.

Por essa ligação aos bens materiais, compara-se Fehu, também, a vaca primordial Audhumbla que com seu leite forneceu os primeiros meios de subsistência na cosmogonia nórdica.

Fehu nos mostra o ponto de partida para se moldar a vida física, assim como para a jornada do iniciado. É sempre bom começar com estabilidade física antes de se aventurar nos mistérios.

Nessa runa temos tanto a riqueza móvel, perecível e limitada, quando o impulso primário para obter essa riqueza, temos aqui um estágio antes da plenitude de capricórnio, a própria deusa Freya em seu aspecto material e ávido por jóias.

Indo mais a fundo nessa energia primária, temos um vislumbre do conceito de önd (prana), energia vital sempre necessária para qualquer trabalho magiko.

Alguns escritores associam essa runa ao elemento fogo, mas eu vejo que ela não tem elemento, é apenas o impulso inicial, está livre de qualquer associação desse gênero, podem tentar associa-la a terra por seus aspectos da riqueza, mas vale lembrar que ela não é a riqueza materializada é apenas a ânsia de subsistência, um meio de se obter a riqueza, assim como o dinheiro é um meio para se obter outras coisas.

Nenhum comentário: